Perfil: André Ilha escala desde 1974 e formou-se guia em 1980 pela antiga Federação de Montanhismo do Estado do Rio de Janeiro ((FMERJ). Conquistou cerca de 840 vias em diversos estados brasileiros, mais de 120 delas chegando a cumes virgens. Foi o principal defensor do uso de proteções móveis em escaladas, sempre que possível.
Escreveu inúmeros artigos sobre escalada para publicações no Brasil e no exterior, e é coautor do Catálogo de Escaladas do Estado do Rio de Janeiro - primeira obra do gênero no País (1984), bem como do Guia de Escaladas de Guaratiba e do Guia de Escaladas da Zona Sul e das Ilhas Costeiras. Escreveu ainda, em 2016, o livro autobiográfico "Por um Triz".
Na área ambiental, foi presidente do Instituto Estadual de Florestas do Rio de Janeiro em três oportunidades; superintendente de Biodiversidade da Secretaria de Estado do Ambiente; e diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do INEA por mais de 5 anos. É também um dos fundadores do Grupo Ação Ecológica (GAE), entidade ambientalista criada por montanhistas em 1990, da qual já foi um dos diretores.
Para conhecer um pouco do perfil e da história de André Ilha, assista, abaixo, a sua entrevista concedida a Eliseu Fechou: