Até o momento, temos 8.674 vias cadastradas em 1604 locais de 402 cidades de 24 estados brasileiros.

Dados da Via Minas Gerais > Jequitinhonha > Pedra da Fantasia > Mata-Burro

Ampliar imagem Mata-Burro
Segundo trecho da via. Foto: André Ilha
Cadu Spencer na conquista da primeira parte do segundo trecho.
Foto: André Ilha
Mata-Burro Imprimir informações da via
4º V D2 E2
Cadastrada por: Cadu Spencer, em 19-12-2020 às 21:08
Alterada por: André Ilha, em 26-08-2021 às 16:38
Modalidade: tradicional
Tipo de via: principal
Face: leste
Tipo de escalada predominante: chaminé média
Extensão: 325 metros
Descrição: Relato da conquista: fizemos alguns costões até chegarmos a uma confortável base, a partir da qual começamos a escalada por uma aresta feita em lances de agarras de 110 metros (50 m em móvel e o restante em grampos) que nos levou a um largo ombro, onde, debaixo de chuva fina, tivemos que atravessar uma caatinga desesperadoramente fechada. Essa tarefa inglória ficou a cargo do Ray Charles, singelo apelido dado ao facão do André. Ambos entraram em uma espécie de transe ininterrupto que só cessou após algumas horas, nos levando até base da torre principal da montanha, onde abandonamos nosso material para voltarmos mais leves no dia seguinte.Após uma noite bem dormida e 25 mata-burros cuidadosamente atravessados, estávamos de volta à parede. A torre possui um belo sistema de chaminés e fendas contínuo por 215 m até o cume! Todo este trecho foi escalado praticamente com uso de proteções móveis e algumas árvores. Apenas um grampo foi necessário para proteger a entrada do sistema de fendas, e dois no topo para nossa descida. O crux da via, próximo ao cume, é uma fenda de meio-corpo bem mais fácil do que parecia quando vista de baixo. Já próximo ao por do sol, chegamos extasiados ao belo cume rochoso, de onde tivemos uma visão espetacular de toda a localidade e montanhas ao redor. Do cume, tivemos a real noção do quanto estávamos afastados da civilização, sensação muito boa. Seguindo o ritual, soltamos dois rojões que ecoaram por toda a região, anunciando a conquista de mais um belo cume virgem! C.S.
Equipamento mínimo necessário:
  • 1 jogo de Camalots
Data da conquista: 05/03/2014
Conquistadores (em ordem alfabética):
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.