Escaladas.com.br

Até o momento, temos 9.125 vias cadastradas em 1683 locais de 419 cidades de 24 estados brasileiros.

Localização

Dados do local Rio de Janeiro > Teresópolis > Caixa de Fósforos

Ampliar imagem Caixa de Fósforos
Ampliar imagem Caixa de Fósforos
Caixa de Fósforos
Cadastrada por: Fabricio Vieira, em 22-02-2019 às 19:27
Altitude: 1800 metros
Descrição: Uma das formações mais curiosas do Brasil, assemelhando-se - como próprio nome indica - a uma caixa de fósforos equilibrada sobre uma pedra. À época de sua conquista, era também conhecida como "Pedra dos Milagres".

"O bloco possui pouco mais de 20m de altura, e larguras variáveis de suas laterais entre 6 e 11 metros, o que lhe dá com folga, um volume estimado bem superior a 1.000m³ e um peso estimado superior a 2.500 toneladas (densidade arbitrada de 2,5g/cm3). Não se encontra em equilíbrio, pois existe uma ligação da sua base com a parte inferior da montanha, formando o que eu classifico por minha conta, como sendo um "pedúnculo basal"." (texto de Jalmirez Silva).

Muito bem sinalizada a trilha, pode ser acessada tanto pelo Vale dos Frades (Teresópolis), quanto pelo Vale dos Deuses (Friburgo).

Nos trechos finais da trilha, onde a degradação está bem acentuada, foram instaladas correntes, que facilitam e direcionam o caminho. Entretanto, com o terreno úmido, sugere-se o uso de cordas e procedimentos de segurança para que se evite qualquer acidente.

O cume foi conquistado em 3 de fevereiro de 1944 por Sílvio Joaquim Mendes, Indio do Brasil Luz e Jair Leopoldino da Costa, integrantes do CERJ. Vale lembrar que a via atualmente usada foi também conquistada pelo CERJ em 1969 por Giuseppe Pellegrini, Carlos Alberto Carrozzino, José Luis Barbosa e Waldinar dos Santos Menezes.
Como chegar à base: Há dois acessos possíveis:

1) Por Teresópolis, o acesso se dá pelo Vale dos Frades. Dirija-se até a Fazenda Itatiba e estacione ao lado esquerdo, antes da entrada da Fazenda. Inicie a travessia da Fazenda, que dá acesso ao Vale dos Deuses, e siga as placas que indicam a base (o acesso é muito bem sinalizado pelo Parque Estadual Três Picos).

2) Por Nova Friburgo, pode-se também sair dos Três Picos e fazer o caminho inverso do acima descrito. Depois dos acessos para a face norte do Capacete, siga por um caminho bem demarcado que cruza o vale. Mas à frente, há uma marcação com uma ligeira descida à esquerda, de onde se avista a Caixa de Fósforos. A partir daí, siga um caminho definido, com ligeira descida, entrando novamente à esquerda, onde há uma árvore marcada indicando o caminho. Siga subindo até uma entrada à direita, que dá acesso às fendas da Caixa de Fósforos. Continuando reto, chega-se à base da pedra da Caixa de Fósforos, propriamente, com suas duas únicas vias.

Cerca de 10 minutos antes da "Caixinha", à direita dela, descendo, fica o Setor das Fendas da Caixa - um verdadeiro campo-escola de escalada livre e artificial.
Fonte: TARTARI, Sergio. Guia de Escaladas da Região dos Três Picos. Rio de Janeiro: Publit, 2008; site do CERJ.
Coordenadas: -22.333310071663007,-42.737636304424996
Encontrou algo errado? Clique aqui