Escaladas.com.br

Até o momento, temos 9.125 vias cadastradas em 1683 locais de 419 cidades de 24 estados brasileiros.

Dados da Via Minas Gerais > Rubim > Pedra do Empedrado > Fissura Molhada é Que é Gostoso

Ampliar imagem Fissura Molhada é Que é Gostoso
Luciano Bender durante a conquista da fissura de dedos, na primeira enfiada, durante a primeira investida em 2015. Foto: Amarildo Chermont.
Ampliar imagem Fissura Molhada é Que é Gostoso
Amarildo Chermont na primeira canaleta, após a P1, durante a primeira investida em 2015. Foto: Luciano Bender
Fissura Molhada é Que é Gostoso
Traçado da "Fissura Molhada É Que É Gostoso". Foto e croqui: Luciano Bender.


Ver croqui no tamanho original

Imprimir croqui
Fissura Molhada é Que é Gostoso Imprimir informações da via
6º Vsup D3 E2
Cadastrada por: Luciano Bender, em 14-03-2019 às 14:56
Alterada por: Luciano Bender, em 24-08-2023 às 21:44
Modalidade: tradicional
Tipo de via: principal
Face: sul
Tipo de escalada predominante: canaletas
Extensão: 215 metros
Descrição: A via se inicia por uma belíssima fissura de entalamento de dedos, onde estão concentrados uns dos trechos mais difíceis da escalada. Neste início, deve-se ter cuidado com eventuais urtigas que brotam da fissura. Em seguida, a fissura se alarga um pouco, até terminar em um platô com árvore, ao final da enfiada, com parada dupla em grampos e cerca de 50 metros de extensão. Na sequência, a segunda enfiada da via continua por uma canaleta, com alguns trechos em off-width, onde se deve ter cuidado com raízes e pedra soltas. A enfiada também termina em uma parada dupla em grampos, na base de outro trecho de canaleta (continuação da mesma canaleta). Da própria parada, é feita troca de fendas, dando-se início à terceira enfiada pela fissura da esquerda. Segue-se até o final, também em canaletas e off-widths, bem semelhantes à enfiada anterior. Neste trecho, há algumas chapeletas (talvez 4), em seções mais largas da fenda onda não é possível a colocação de equipamento convencional. Por fim, a 4ª enfiada começa reto à parada e, após costurar o último pedaço de fenda com um Camalot nº 4, deve-se subir um pouco até alcançar um veio em diagonal para a direita. Esse veio é bem saliente e leva em direção a uma árvore, dentro de uma outra canaleta. Não siga por esta fenda (perigosa, cheia de pedras soltas). Em vez dela, siga por agarras, em trecho protegido por 4 chapeletas, até alcançar a parada dupla final.
Equipamento mínimo necessário:
  • 2 cordas de 60 m
  • 2 jogos de Friends ou Camalots (incluindo # 5 e 6)
  • 1 jogo de Microfriends
  • Fitas diversas
Data da conquista: 19/08/2023
Conquistadores (em ordem alfabética):
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Encontrou algo errado? Clique aqui