Escaladas.com.br

Até o momento, temos 6.082 vias cadastradas em 1204 locais de 327 cidades de 24 estados brasileiros.

Dados da Via Espírito Santo > Laranja da Terra > Filhote da Foca > Variante Fiapo de Lambique

Ampliar imagem Variante Fiapo de Lambique
No detalhe, o Filhote da Foca, com a via "Fiapo de Lambique", em sua face esquerda. Foto: Luciano Bender
Ampliar imagem Variante Fiapo de Lambique
Luciano Bender durante a conquista da Vr. Fiapo de Lambique. Foto: Jeferson Costa.
Variante Fiapo de Lambique
Croquis elaborados por Oswaldo Baldin, em 2010.


Ver croqui no tamanho original

Imprimir croqui
Variante Fiapo de Lambique Imprimir informações da via
A2+ VI E3
Cadastrada por: Luciano Bender, em 10-03-2019 às 09:50
Modalidade: tradicional
Tipo de via: variante
Nome da via principal da qual é variante: Via de conquista
Face: sudoeste
Tipo de escalada predominante: artificial
Grau de inclinação aproximado predominante: 90º
Extensão: 80 metros
Data da conquista: 05/10/1996
Descrição: Para se atingir a base da via, deve-se entrar no corredor formado pelo Pico da Foca e o Filho da Foca (acesso pelo lado noroeste). A via pode ser facilmente localizada, por suas fendas que partem da base.

A via começa por uma fenda de VI grau, cuja abertura em forma de "V" não possibilita o bom encaixe dos Friends convencionais (levar peças "offset"), até atingir um platô. Depois, seguindo-se para a direita, atinge-se uma microfenda vertical – ponto certamente mais "adrenante" da escalada: um A2+, que se inicia com uma barriga negativa e onde pitons de lâmina são utilizados, inclusive invertidos, além de micronuts (colocações péssimas, devido à pouca profundidade da fenda). A fenda vai progressivamente se alargando, permitindo o uso de Friends pequenos e Nuts médios, até atingir a P1. A segunda e a terceira enfiadas (ambas com cerca de 30 metros cada) são realizadas por dentro de uma canaleta de grande verticalidade, apresentando até um pouco de negatividade em certos trechos, por meio do uso de parafusos de 5/16" em chumbadores de ½", além de eventuais chapeletas. Lances mecânicos, mas não menos interessantes, progredidos com o apoio de Nuts de cabo de aço. Para o "grand finale" da terceira enfiada, um trecho em A2, com passadas em cliff de buraco e de agarra, e artificial móvel em lacas quebradiças, além de mais alguns parafusos. Uma pequena chaminé, após isto, leva até o platô onde a variante se encontra com a via original. Dali adiante, são mais cerca de 120 metros até atingir-se o cume do Filhote da Foca, pela via de conquista - ou, economizando-se alguns metros, pela pequena Vr. Papo Reto.

Em relação ao nome escolhido para a variante, ‘Fiapo de Lambique’ é a denominação pela qual esta montanha é conhecida pelos moradores locais, devido a sua morfologia - o ‘fiapo de lambique’ nada mais é que a ponta, o bico de um alambique.
Equipamento mínimo necessário:
  • 1 corda de 60 m
  • 1 jogo de Friends
  • 1 jogo de micronuts de cabo (para artificial móvel e progressão em parafusos)
  • Pitons de lâmina e universal
  • Cliffs de buraco (1/4") e de agarra
Conquistadores (em ordem alfabética):
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Encontrou algo errado? Clique aqui