Curiango Dorminhoco
4º VI D1 E2
Modalidade: tradicional
Tipo de via: principal
Tipo de escalada predominante: agarras e aderência
Extensão: 215 metros
Descrição: A enfiada inicial de 50 metros, graduada em IV sup constante de veios de cristais e alguns buracos, começa com proteções próximas e vai se espaçando, exigindo raciocínio, equilíbrio e da técnica do escalador ao longo do trecho, pelos delicados cristais.
Na segunda enfiada, logo na saída da P1, o crux de VI exige um pouco de força e habilidade, embora bem protegido. Após essa passagem, a via segue uma linha de V constante, com bastante trabalho de pés e algumas proteções um pouco mais distantes, até chegar à P2.
A terceira enfiada, a mais tranqüila, com a parede já positivando, tem um belo diedro em que podem ser colocados alguns camalots entre #0.5, a #1, mas que também pode ser vencido sem maiores desafios, caso não se tenha peças móveis.
Finalizando, na quarta cordada, a linha segue o mesmo estilo da terceira: uma escalada tranquila, embora um pouco mais vertical no início, com uma leve barriguinha saindo à direita. Logo acima, encontra a linha da via "Jesus Cristo", levando ao cume, com parada em comum. (adaptação de texto de Bobby Oliveira).
Rapel possível com 2 cordas de 60 m ou uma corda de 60 m com abandono de equipamento em uma proteção fixa no meio das enfiadas.
É opcional levar 1 Camalot entre # 0.4 e 0.75, para quem quiser proteger o diedro de III grau da terceira enfiada.
Fonte: http://vertical-minas.blogspot.com/2020/09/escalada-na-pedra-do-itacolomide-volta.html?m=0
Equipamento mínimo necessário:
- 2 cordas de 60 m
- 10 costuras
Conquistadores (em ordem alfabética):
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Encontrou algo errado? Clique
aqui