Escaladas.com.br

Até o momento, temos 8.674 vias cadastradas em 1604 locais de 402 cidades de 24 estados brasileiros.

Dados da Via Minas Gerais > Andradas > Pedra do Elefante > Vulcano

Ampliar imagem Vulcano
Traçado geral da via
Ampliar imagem Vulcano
Começo da terceira enfiada
Vulcano Imprimir informações da via
4º Vsup D2 E1
Cadastrada por: Luciano Bender, em 28-06-2020 às 12:04
Alterada por: Júlio César Oliveira Zucca, em 10-09-2023 às 21:19
Modalidade: tradicional
Tipo de via: principal
Face: norte
Tipo de escalada predominante: agarras
Extensão: 190 metros
Descrição: Eleita como uma das vias mais clássicas do Brasil no livro de autoria do casal Daflon, "50 Vias Clássicas no Brasil", a Vulcano é muitas vezes o primeiro contato de escaladores locais com a escalada de paredes ou tradicional.

A via é bem protegida, dispensa o uso de proteção móvel, mas o crux, é obrigatório, sendo que há alguns casos de resgate que precisaram ser feitos nesse trecho em razão do despreparo de alguns aventureiros que se lançaram no granito duro e abrasivo dessa linda montanha que é a Pedra do Elefante.

Abaixo, descrição das enfiadas, de acordo com o vídeo.

1ª ENFIADA III: inicia-se onde há uma pequena placa de metal na rocha com o nome da via, com movimentos iniciais em aderência e depois com ótimas agarras e 6 chapas até a P1;

06:20 - 2ª ENFIADA III: inicia-se numa enorme fenda diagonal para a direita onde é possível ganhar altura utilizando os dois lados da mesma e logo vira quase uma caminhada até a P2;

11:57 - 3ª ENFIADA V: CRUX da via, começa fácil numa diagonal para a direita, onde, apesar de mais aéreo, é melhor ir por fora da fenda utilizando as ótimas agarras até a quinta chapa onde a parede empina e inicia-se um lance que dura 3 ou 4 chapas em agarras pequenas, porém duras e confiáveis, após o qual os agarrões voltam a aparecer e chega-se na P3;

25:09 - 4ª ENFIADA III: Inicia-se numa diagonal para a esquerda, mas a via continua levemente para a direita até um platô a partir de onde é possível acessar o cume caminhando.

O rapel costuma ser feito pela via Era do Gelo, cuja parada pode ser identificada através de uma plaqueta branca indicando o nome da mesma.
Fonte: Canal Vinícius MZK no Youtube
Equipamento mínimo necessário:
  • 01 corda de 60 m
  • 14 costuras (cinco longas)
Data da conquista: 1998
Conquistadores (em ordem alfabética):
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Encontrou algo errado? Clique aqui

Outras vias cadastradas neste local