Escaladas.com.br

Até o momento, temos 6.082 vias cadastradas em 1204 locais de 327 cidades de 24 estados brasileiros.

Dados da Via Espírito Santo > Nova Venécia > Pedra da Fortaleza > A Resistência

Ampliar imagem A Resistência
Willian Lacerda no final do 4º esticão. Foto: @100limitefilmes.
Ampliar imagem A Resistência
A Resistência Imprimir informações da via
D6 8º VIIIa (A1/Xa) E2
Cadastrada por: Luciano Bender, em 17-11-2019 às 20:23
Modalidade: tradicional
Tipo de via: principal
Face: nordeste
Tipo de escalada predominante: agarras
Extensão: 725 metros
Data da conquista: 23/08/2019
Descrição: Com 19 enfiadas, em sua maior parte cotadas entre VIIIa e IXa, trata-se de uma das vias de escalada de parede mais difíceis do País.

A escalada começa por uma rampa positiva, de cerca de 100 metros, que leva até o início da “mão”: um diedro bem marcado, mas com vegetação nas fendas. Em dois esticões, sobe-se por uma fissura sobre a “mão” e não no diedro, propriamente, formado por essa placa e a parede. Após este trecho, a escalada mescla fissuras e placas, atingindo um grande platô (P6); para, então, entrar no diedro um pouco sujo de mato e completar 8 esticões e aproximadamente 300 metros de via. Mais cerca de 30 metros por um pináculo e atinge-se o topo do “dedo”, onde há um platô para bivaque. Este último pináculo que formava o dedo indicador da mão é um pilar sinistramente encostado na parede e vazado de um lado para o outro. No início do esticão, a fenda é boa e podem ser usadas peças móveis, mas, depois, ela se alarga e a progressão torna-se extenuante, com o uso de proteções fixas. Após este platô, depois de 3 enfiadas (cerca de 90 metros), há uma transversal de 4 enfiadas (cerca de 150 metros), para perseguir a linha natural de agarras da parede, onde se sugere deixar cordas fixas para o caso de retorno pela parede. Após a grande diagonal, a via segue por mais algumas enfiadas, de grande dificuldade técnica, até o cume. Cuidado entre a P14 e a P16, devido à existência de blocos soltos.

OBS: as graduações dos esticões são estimadas, pois muitos deles não puderam ser encadeados durante a conquista, devido às chuvas do final da expedição.
Equipamento mínimo necessário:
  • 2 cordas de 60 m
  • 2 jogos de Camalots # .3 ao #6
  • 1 jogo de Stoppers
  • Microfriends
  • 1 par de cliffs de buraco (se for passar o cruxes em artificial)
  • 20 costuras
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Encontrou algo errado? Clique aqui