Até o momento, temos 10.531 vias cadastradas em 1.843 locais de 445 cidades de 24 estados brasileiros, sendo 4.895 vias Tradicional Clássica, 4.820 vias Esportiva, 647 vias Bouldering, 65 vias Big Wall, 8 vias Via de descida, 71 vias Artificial, 9 vias Psicobloc e 16 vias Tradicional Esportiva.
Descrição: Via de Conquista do Pico da Maria Comprida, que marcou o início da escalada em rocha em Petrópolis, tendo representado um feito admirável até os dias atuais. O acesso original à Via da Canaleta foi feito por Araras, por um grotão de mato entre a Maria Comprida e o João Grande e, depois, seguindo a partir do colo em direção à Maria Comprida. A via de conquista teve sua primeira repetição em agosto de 1933, em excursão guiada por Ungar e com a participação de alguns Petropolitanos, entre eles Arlindo Moreira Gomes, que ainda guiava excursões pelo CEP na década de 70, avó do guia do CEP Adriano Fiorini.
Atualmente, recomenda-se o acesso a partir de Secretário, pelo mesmo acesso à base da "Maria Nebulosa". Após passar pela base dessa via, continue caminhando pelos costões de pedra, sempre próximo à mata, até chegar ao colo. A partir desse trecho, começa a subida da Canaleta pelo caminho original, por costões mais íngremes de mato com um lance um pouco mais exposto, principalmente na descida. O caminho cruza com a via "Maria Nebulosa", próximo à 13ª enfiada, e segue por uma canaleta de mato bem íngreme em alguns lances (recomenda-se o uso de cordas para os participantes causarem menos impacto em sua frágil vegetação). O caminho segue em um trecho pela direita, fazendo um pequeno lance horizontal, fugindo um pouco da canaleta. A partir desse trecho, o caminho fica mais fácil, e logo chega na parte final da "Maria Nebulosa", onde o caminho segue com menos aclive até o cume.
Aviso legal: Os comentários publicados neste fórum são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. As opiniões, informações e conteúdos expressos pelos usuários não representam, em nenhuma hipótese, a posição, visão ou concordância do Escaladas.com.br. Cada participante é pessoal e legalmente responsável pelo que escreve e publica.
Comentários