Paredão Rei de Paus
5º V D2 E3
Modalidade: tradicional
Tipo de via: principal
Face: noroeste
Tipo de escalada predominante: aderência com abaulados
Extensão: 250 metros
Descrição: Bela via, com técnicas de aderência de dificuldade média. Os três primeiros esticões são os mais bonitos.
O acesso é extremamente fácil, já que a base da via fica praticamente no acostamento da estrada. Para quem sobe do Rio de Janeiro no sentido de Juiz de Fora, basta estacionar o carro na pista de sentido contrário, onde existe uma fábrica de café fechada.
A via é bem protegida nos lances difíceis e pode ser feita em cinco enfiadas de corda, com uma dificuldade média em torno do quinto grau nas três primeiras enfiadas. A primeira enfiada é uma retinha cotada em quinto grau constante, onde predomina a técnica de aderência, abaulados e agarras pequenas. A segunda enfiada alterna lances de quarto e quinto grau, terminando com uma diagonal para esquerda mais exposta.
Já a terceira enfiada segue praticamente em diagonal para esquerda, com um crux muito bem definido de quinto grau, onde é preciso fazer um movimento delicado em agarras.
A quarta começa com um terceiro grau, passando por dois grampos, e depois vira praticamente um costão, fechando em um lance bem esticado até uma parada dupla ligeiramente para a direita. A quinta enfiada é curtinha - uma diagonal para a esquerda, passando por dois grampos até um platô com parada dupla.
O rapel pela via requer atenção, já que existem alguns lances em diagonal, mas nada muito complexo. Outra opção é fazer o rapel pela Universos Paralelos. Entretanto, essa via é cotada em sétimo grau. Logo, se a corda ficar presa, será preciso escalar por ela.
Fonte: www.escaladasclassicas.com
Data da conquista: 1993
Conquistadores (em ordem alfabética):
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Encontrou algo errado? Clique
aqui