Escaladas.com.br

Até o momento, temos 8.848 vias cadastradas em 1640 locais de 406 cidades de 24 estados brasileiros.

Dados da Via Rio de Janeiro > Rio de Janeiro > Pedra da Gávea > Passagem dos Olhos

Ampliar imagem Passagem dos Olhos
Ampliar imagem Passagem dos Olhos
Foto: Mauro Chiara
Passagem dos Olhos
Foto e croqui: Mauro Chiara


Ver croqui no tamanho original

Imprimir croqui
Passagem dos Olhos Imprimir informações da via
3º IIIsup C D2 E2
Cadastrada por: Marcel Leoni, em 16-05-2019 às 18:20
Alterada por: Luciano Bender, em 19-02-2024 às 22:10
Modalidade: tradicional
Tipo de via: principal
Face: nordeste
Tipo de escalada predominante: agarras
Extensão: 150 metros
Descrição: Escalada clássica do Rio de Janeiro, localizada na Pedra da Gávea, cuja principal característica é uma longa travessia em horizontal para a esquerda, cruzando os dois olhos da "Cabeça do Imperador".
A base da escalada fica localizada praticamente na trilha principal da Pedra da Gávea, poucos metros antes do trecho conhecido como "Carrasqueira", que é de fácil localização. Para se orientar, leve em consideração uma parede positiva, com grampos, à esquerda da trilha que termina na base da parede (Carrasqueira).

A primeira enfiada é um III grau, praticamente em linha reta, com alguns lances fáceis em fendas e que termina em um platô com parada dupla.

Na segunda enfiada, é preciso sair caminhando para a esquerda, passando-se por uma pequena trilha no meio do mato e, em seguida, descer por uma trilha junto à pedra, já procurando por um acesso para inicar a escalada. Em dado momento, é possível ver o primeiro grampo e iniciar a travessia em horizontal para a esquerda, até uma parada dupla na face da "Cabeça do Imperador".

A terceira e quarta enfiadas também seguem em horizontal para a esquerda, passando abaixo do olho direito e finalizando no olho esquerdo. Apesar de sempre seguir em travessia, em alguns momentos é preciso desescalar ou escalar, para depois voltar para a horizontal.

A quinta e última enfiada é uma travessia em cabo de aço, também para a esquerda, e finaliza próximo à grutinha da orelha, após aproximadamente 30 metros. Depois, basta seguir por uma trilha e um sistema de calhas até chegar ao cume.

A descida é feita pela Carrasqueira, pegando-se a trilha principal, até a entrada do parque na Barra.
A via é cotada em III grau, com um crux de IIIsup, toda protegida por grampos, tendo aproximadamente 150 metros de extensão.
Fonte:

Data da conquista: 1960
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Encontrou algo errado? Clique aqui

Outras vias cadastradas neste local