Escaladas.com.br

Até o momento, temos 6.758 vias cadastradas em 1365 locais de 360 cidades de 24 estados brasileiros.

Localização do local

Dados do local Minas Gerais > Ferros > Parede das Aderências – Extrema Direita

Ampliar imagem Parede das Aderências – Extrema Direita
1 – Pr. Bolo de Cenoura
2 – 51, Uma Boa Ideia
3 – Mais Chuva Que Sol
4 – Só a Cabecinha
Ampliar imagem Parede das Aderências – Extrema Direita
Parede das Aderências - Extrema Direita - esquema de trilhas
Parede das Aderências – Extrema Direita
Cadastrada por: Luciano Bender, em 11-02-2019 às 22:53
Descrição: Paredão rochoso com potencial para novas vias, contando, no momento, com apenas quatro linhas completas.

A trilha pode não estar muito bem definida devido à pouca frequência atual neste setor.
Como chegar à base: A caminhada até a base para as duas vias da esquerda ("Bolo de Cenoura" e "51, Uma Boa Ideia") é praticamente a mesma para acessar as vias do Setor das Clássicas Longas (na Parede Principal), apresentando cerca de dois quilômetros desde a sede da fazenda. Após passar pela bifurcação para a direita, que sobe para a Parede Principal, continue pela trilha principal e pegue a bifurcação à esquerda. É necessário cruzar o córrego localizado em frente à subida para o setor esquerdo da Parede Principal, um pouco antes de um pequeno curral existente. Uma boa dica é que este ponto de cruzamento do rio é bem próximo à junção do córrego que vem da trilha da direita com o córrego principal. Outra boa referência é a trilha para a direita para o setor das Clássicas Longas, que se inicia contornando o bambuzal pela esquerda. Ultrapassado o córrego, deve-se subir por cerca de 50 metros entre a mata, bem à direta de um leito seco de um pequeno grotão, e se chegará à parede.

O acesso à base das vias da direita ("Mais Chuva Que Sol" e "Só a Cabecinha") pode ser feito de duas formas: (I) acessar a parede pela picada até a "Bolo de Cenoura", subir a encosta e acessar o primeiro grampo da via "51, Uma Boa Ideia" e, a partir daí, rapelar até a base das vias em uma diagonal para a direita; ou (II) continuar seguindo a trilha principal até o ponto onde aparece uma porteira de um pequeno curral. Deste ponto, deve-se descer até o córrego à esquerda em direção ao início de um bambuzal, onde pode-se avistar um grotão seco onde se inicia a trilha que dá acesso à parede. A trilha segue por cerca de 50 metros, inicialmente pelo grotão e, em seguida, subindo para a esquerda até encostar na pedra. Os primeiros grampos das vias ficam logo à vista.
Fonte: VERGNANO, Pedro Bugim Ruel; MAGALHÃES, Antonio Carlos; GOMES, Celso José Ferreira. Guia de Escaladas de Ferros/MG. Rio de Janeiro: Ed. dos autores, 2018. Disponível em http://www.grupounicad.com.br/pedro/Guia_Ferros.pdf
Coordenadas: -19.294612221357763,-42.97496712114423
Encontrou algo errado? Clique aqui

Vias cadastradas neste local

51, Uma Boa Ideia
D1 3º Vsup E2
Acessar
Paredão Bolo de Cenoura
D1 2º IV E3
Acessar
Mais Chuva Que Sol
D1 2º IV E3
Acessar
Só a Cabecinha
D1 2º III E3
Acessar