Morro Açu
Altitude: 2232 metros
Descrição: O Morro Açu, além de ser conhecido como uma das montanhas mais altas de Petrópolis, é caracterizado por oferecer um dos visuais mais belos da Serra dos Órgãos, sendo caminho para a famosa Travessia Petrópolis-Teresópolis. A formação geológica dos "Castelos do Açu", no cume da montanha (mas não em sua parte mais alta), proporcionam um espetáculo à parte - um aglomerado de grandes blocos arredondados de granito polido, que compõe a forma de uma gigantesca tartaruga, a 2.216 m de altitude.
Para escalar nesta área, deve-se estar atento às orientações e horários de funcionamento previstos pela administração do Parque Nacional da Serra dos Órgãos.
Como chegar à base: Partindo-se de Petrópolis, seguir em direção ao bairro Bonfim. Do ponto final do ônibus "Bonfim", seguir por 1,6 km até o Bar do Tchê, onde está localizado o "Poço do Pinheiral". Dali, anda-se por mais 1,2 km até a porteira do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, que é o último ponto até onde o carro pode chegar. Neste local, há um pequeno largo para quem quiser parar o carro. Na porteira, é necessário identificar-se, deixando os dados pessoais anotados com os guardas-parques e informando a previsão de retorno, os participantes da excursão, entre outros detalhes. Anda-se por mais 1,6 km até o primeiro ponto de água potável. Depois é só seguir pela trilha principal, tomando-se sempre muito cuidado para não pegar algum atalho, principalmente à direita de quem sobe. Para isto, basta se guiar pela trilha mais batida. Deste primeiro ponto de água, anda-se por mais 1 km até o início da subida da Pedra do Queijo. Até este ponto há água potável em diversos trechos. No entanto, a partir daí, só se encontra água em boas condições no cume do Morro Açu e, ainda assim, é aconselhável o uso de purificadores de água e/ou cloro. Neste trecho há uma bifurcação. Seguindo para a esquerda, toma-se a direção para a Gruta do Presidente, cachoeiras do Véu da Noiva e do Alicate, Morro do Alicate, Pico do Glória, Mamute, Morro do Cubaio, Castelitos e Travessia Petrópolis-Teresópolis via Morro do Cubaio. Seguindo pela direita, toma-se a direção para o caminho tradicional do Morro Açu, passando-se pela Isabeloca, e, depois do Açu, para o caminho normal da Travessia Petrópolis-Teresópolis. Após a bifurcação que marca o início da subida do Queijo, anda-se por mais 1 km até se atingir o platô da Pedra do Queijo. Deste ponto, anda-se por mais 1,8 km até atingir o local conhecido por Ajax, onde é possível encontrar água. No entanto, não é recomendável consumi-la, pois testes já apresentaram a presença de coliformes fecais. Do Ajax até o Chapadão ou Morro da Isabeloca são cerca de mais 900 m de caminhada, onde atinge-se um grande marco de pedra. Dali até os Castelos do Morro Açu são apenas mais 1,9 km. Desta forma, o total da caminhada, partindo-se do ponto final do ônibus, é de cerca de 11km, sendo 8,2 km partindo-se da porteira do Parque. A partir do cume do Morro Açu, caminhar em direção à Pedra do Sino. Descer no vale entre o Morro Açu e o Morro do Marco e tomar à esquerda em direção à parede. Chegando-se próximo ao destino, perto da base da parede, o terreno fica bastante inclinado e há um grampo de 3/8†no qual deve ser feito um rapel. Descer e costear a parede até chegar ao primeiro diedro, que começa a 60 metros da base.
* Medições realizadas por Jaci Corrêa.
Coordenadas: -22.483714401015316,-43.06275696519219