Falésia do Cânion de Fora - Ponta do Picão (Guaratiba)
Altitude: 7 metros
Descrição: A Ponta do Picão é a península rochosa que limita, à esquerda, as praias do Canto e de Barra de Guaratiba. Ela conta com dois canyons e diversas pequenas falésias e grandes blocos que, juntos, possuem cerca de 40 vias dos mais variados graus de dificuldade. A Ponta do Picão funciona como um quebra-mar natural para as duas praias citadas, o que se por um lado garante mar calmo (exceto durante as ressacas) para as multidões que a elas acorrem nos fins de semana, por outro faz com que o seu lado sul, exatamente aquele onde se localizam quase todas as escaladas, seja muito castigado pelas ondas. Portanto, é necessário um dia de mar tranquilo para que se possa escalar por lá.
Do topo da Ponta do Picão tem-se uma vista estupenda daquelas praias, da Restinga da Marambaia e da Baía de Sepetiba, com os seus ricos manguezais.
Originalmente um reduto de pescadores, que são unânimes em elogiar a sua piscosidade, a Ponta do Picão hoje já tem incorporados à sua paisagem os escaladores. Contudo, ela merece ser também conhecida por aqueles que queiram apenas passear, tal a diversidade de recantos bonitos e agradáveis que oferece.
Além das vias de escalada propriamente ditas, encontramos ali incontáveis blocos espalhados ao longo de sua crista ou agrupados em outros pontos, que apresentam um potencial fantástico para a prática de bouldering, o que permanece pouquíssimo explorado.
O Canyon de Fora é um pequeno canyon situado no extremo da Ponta do Picão e que possui apenas uma parede escalável, na qual se sobressaem dois grandes sistemas de fendas em diagonal que se cruzam, formando um grande "X".
Como chegar à base: Cerca de 30 metros após o final da Praia de Barra de Guaratiba, e portanto um pouco antes do final da estrada de mesmo nome, começa, à esquerda, a Rua Parlon Siqueira. No início ela é uma ladeira muito íngreme mas, depois, prossegue por mais algumas centenas de metros em subidas e descidas suaves até uma última curva em ângulo reto para a direita; neste ponto começa a trilha para a Praia do Perigoso e, por extensão, para o pico de mesmo nome e para a Falésia dos Orixás. Prosseguindo pela Rua Parlon Siqueira, ela se torna ainda mais estreita até terminar bem no topo da Ponta do Picão, em uma laje de pedra que funciona como estacionamento improvisado.
Do outro lado da laje começa a trilha principal, bem demarcada, que acompanha a crista até terminar nos costões existentes no extremo da Ponta do Picão, bem em frente à pequena Ilha do Frade, onde se destaca um grande bloco de pedra. Esta trilha é a linha-mestra a partir da qual partem todos os demais acessos aos canyons e paredes individuais.
Fonte: ILHA, A. 1999. Guia de Escaladas de Guaratiba. Ed. do autor, Rio de Janeiro. 108 p.
Coordenadas: -23.07298419971089,-43.57186411218788