Até o momento, temos 8.674 vias cadastradas em 1604 locais de 402 cidades de 24 estados brasileiros.

Dados do local Pernambuco > Brejo da Madre de Deus > Serra do Estrago

Ampliar imagem Serra do Estrago
Serra do Estrago - Brejo da Madre de Deus/PE
Serra do Estrago
Cadastrada por: Cauí Vieira Cunha, em 31-05-2019 às 20:44
Descrição: Nesse setor encontra-se a maior concentração de vias tradicionais de Brejo da Madre de Deus. São mais de 20 opções que variam do II à proposta de X grau. As vias possuem em média 200 metros, mas podem chegar a 320 metros de extensão.
Como chegar à base: Entrando pela porteira do Sítio Arqueológico, siga a trilha até a primeira bifurcação. Pouco antes do setor "Desenhos Animados", pegue à esquerda por uma trilha menor que leva a um descampado ou plantação. Siga reto em direção à parede, entre novamente em uma trilha (a entrada está sinalizada com totens) e saia no segundo descampado/plantação, seguindo para a esquerda até entrar novamente na mata "fechada". Feito isso, siga a trilha até encostar na pedra. A via "Vídia Bandida" estará à sua frente, bastando subir alguns blocos. A maioria das outras vias está para a esquerda. As vias do topete são acessadas escalando a via "Rampão" ou
"Vegetariana". Para acessar estas duas vias (Rampão e Vegetariana), siga a trilha até a Furna do Estrago, contorne a pedra pela esquerda passando pela via "Fumo Goiano", depois siga a trilha passando à esquerda do Campo-Escola e, após um boulder do lado direito, fique atento à entrada no mato mais fechado à esquerda, que leva à base da pedra. Memorize os descampados na subida para achar as entradas na volta. Parece trivial, mas já houve casos de escaladores perdidos por não acharem a trilha de volta à noite.