Morro do Camelo - Face sul e leste
Altitude: 850 metros
Descrição: Vias de escalada tradicional em quartzito excelente, por sistemas de fendas verticais e horizontais, agarras, regletes, negativos e tetos. Quase todas as vias com paradas duplas. Rapeis trabalhosos da metade pra cima da parede e melhor e mais rapida saida pelo cume, descendo a montanha caminhando.
Sombra quase todo dia de abril a setembro, e à tarde no verão.
Como chegar à base: Desde Lençóis, via BR-242, são 26 km até a Pousada Pai Inácio. Siga por mais 4,8 km e entre à direita para o vale do Cercado, bem em uma curva após quebra-mola, em frente à entrada de Campos de São João.
Nesta estrada de chão, faça 200 metros e dobre à direita, mais 1,5 km e outra direita. Mais 300 metros à esquerda, (antes do portal que diz vale do cercado) pra dentro do vale por 2,3 km, até onde se pode deixar o carro, em frente ao sítio Irmão Sol irmã Lua. Não obstrua a passagem!
Neste ponto está a tranqueira e a trilha que sobe para os setores e por onde desce da montanha.
Caminhe cerca de 20 minutos até outra tranqueira, por onde segue para o setor da Pança e por onde desce do cume. Ao invés de cruza-la, siga a cerca em curva de nível 50 metros, saltando-a e subindo pela crista com vegetação rala aproximadamente 30 minutos até o pé da parede por caminho marcado por totens.
Rapel é trabalhoso e precisa ser guiado, melhor descer caminhando.
Após a escalada e alcançar o cume, desça um pouco em direção ao poente para contornar as cumeadas e as grotas, até a sela ou o platô que divide as duas partes da montanha. Busque os totens à esquerda para chegar até a corda fixa que desce no centro da garganta. Pode ser rapelada. Muita atenção com terreno perigoso! Antes de chegar no setor da Pança do Camelo, pegue uma trilha que sai da garganta costeando a montanha à esquerda e que leva até o carro.
Coordenadas: -12.420691870441917,-41.46008559269649