Descrição: A Pedra do Picú, símbolo da cidade de Itamonte, foi um marco de referência para os colonizadores da região, que a descreveram como uma barbatana de tubarão, que é visualizada desde a BR-354. Encontra-se dentro da Unidade de Conservação "Monumento Natural Pedra do Picu"
Além da caminhada propriamente, a pedra oferece várias vias para escalada e excelentes oportunidades de conquista.
Como chegar à base: Existem dois principais acessos: pelo Bairro Engenho de Serra (2 horas de trilha) e pelo Bairro Fazenda Velha (1 hora de trilha).
Engenho de Serra: Há duas opções. 1- Estacione o carro em frente à Fábrica de água "Engenho da Serra". Volte na estrada de paralelepipedo subindo a primeira rua a esquerda (subidinha de paralelepipedo com casa a direita) Suba na trilha por dentro da mata. Na bifurcação siga a placa para Pedra do Picu (direita). Logo encontrará a cerca (preste atenção nesse ponto pois na volta deverá passar por aqui novamente (NÃO DESCER RETO POIS PASSA DENTRO DE PROPRIEDADE PRIVADA). Passe a cerca e suba o pasto até encontrar a mata novamente (blocos de pedra na entrada.Entre na mata e suba sempre pegando a direita nas bifurcações. Passará 5 riachos (o primeiro com pouca água, no quinto é legal tomar um fôlego e abastecer de água). Subir constante por meia hora (esquerda na bifurcação, sempre subindo). Vai chegar em outra água (um lageado onde é possível abastecer a última vez) Dali são mais 30 minutos até a base da Pedra (Via Frango a Passarinho). Dobrando a esquerda continuando beirando a pedra é o setor de esportivas. Mais a frente à esqueda vai pro Mirante, à direita base da Naval/Dale-Dale.
2- Restaurante Fazenda Engenho da Serra. Trilha começa atrás do restaurante. Problema é parar o carro se o restaurante não estiver aberto. Recomendável usar a trilha que começa na Água Engenho da Serra.
Fazenda Velha: Pare o carro nessa localização (-22.323126, -44.782650) tomando cuidado para NAO OBSTRUIR A PASSAGEM DA ESTRADA. Entre na estrada a frente (porteira, casa a direita) e suba até o fim. Margeie para esquerda procurando uma vegetação mais rala onde é possível subir até encontrar uma fileira de araucárias onde começa a trilha na mata. dali são 25 a 30 minutos até a base da via Naval.