Até o momento, temos 9.125 vias cadastradas em 1683 locais de 419 cidades de 24 estados brasileiros.
Localização
Dados do local
Minas Gerais >
Barbacena >
Falésia do Juca Cândido
Parede principal, vista do cume do totem.
A falésia hoje (17/07/2020) conta com as seguintes vias:
TOTEM
1- Laranja mecânica - IV móvel
2- Dor de cabeça - IV
3- Normal (escalaminhada)
4- Chuva de bananas - V
PAREDE PRINCIPAL
5- O sol não vai brilhar no meu rosto (via do poeta) - VIsup
6- Cão covarde - VIIc
7- Monstros SA - IXa
8- Meninos SA - VIIIa
9- Meninas SA - VIIc/VIIIa
10- Encantador de marimbondos - VIIa
11- Escalavírus - VIsup
12- Instinto Coletivo - VIIa
13- Rastro da lesma - VIIb (segunda enfiada interditada)
14- Entre corujas - VIIb (segunda enfiada interditada)
15- O buraco é mais embaixo - VIIa
16- Minerador - projeto
17- Delícias de padaria - projeto (esta é a primeira linha à esquerda da árvore principal)
18- Se vira e sai - projeto (esta é a primeira linha à direita da árvore principal)
19- Faixa verde - VIIb
20- Cola ni nóis - VIIb
21- Me engana que eu gosto - VIIb
22- Graças ao #2 - Vsup
Totem, visto à esquerda da parede principal, no canto da foto. Na face do totem voltada para a parede principal está a via esportiva "Chuva de bananas", com 4 chapeletas e proteção para top-rope. À direita dela, através dos platôs e na parte positivada do totem, é possível escalar a via "Normal do totem" para acessar o cume mais facilmente e fazer boas fotos da parede principal. Na parte de baixo do totem fica a linha em móvel "Laranja mecânica" e uma via esportiva "Dor de cabeça".
Descrição: ESTE SETOR ENCONTRA-SE EM PROPRIEDADE PARTICULAR! Seja educado e contribua para que o setor continue aberto.
Point recentemente descoberto por escaladores locais e ainda com alguns projetos em andamento. Possui uma parede principal com 70m de altura e um totem. Até a data desta atualização (17/07/2020), contava com três vias completas no totem (uma toda em móvel com aproximadamente 30m e IV grau, e outras três fixas, uma em cada face do totem), e 17 vias e projetos em andamento na parede principal.
Nas partes extrema direita e extrema esquerda da falésia há muitas colmeias de abelhas europeias. Evite caminhar por perto pois elas sempre atacam!
Foi construído um abrigo (Abrigo Jacurutu) na base da falésia, com o objetivo de dar abrigo e um pouco de conforto aos escaladores! Deixe-o sempre limpo!
No abrigo existe um esboço que mostra uma fonte de água potável a 50m dali, além de outras informações pertinentes!
A base é quase toda nas bananeiras e tem muita sombra o dia todo. A falésia tem sua face voltada para a direção nordeste, o que a faz pegar sol o dia todo.
IMPORTANTE: as segundas enfiadas das vias "Rastro da lesma" e "Entre corujas" encontram-se interditadas devido ao ninho do casal de corujas Jacurutu. NÃO AS ESCALE!!!
Como chegar à base: LINK do Relive para ajudar:
https://www.relive.cc/view/vMq5GdJ8E8O
Para chegar à base, o melhor é usar o GoogleMaps. Uma dica é sair da rodovia que liga a BR-040 à cidade de Santa Bárbara do Tugúrio (MG-265), no ponto de ônibus com indicações para o Campo do Anésio. Entre na estrada de terra e dirija por 10min até uma entrada à esquerda, com um curral bem próximo. Passe pela porteira e siga em frente por mais 1min até a segunda porteira. Passe e dirija por mais um minuto até o próximo curral. A trilha pelo pasto se inicia ao lado dele!
Carros baixos chegam à base, com certa cautela nos períodos de chuva.
Para chegar à pedra, basta caminhar seguindo a trilha que há no pasto, morro acima. Cinco a dez minutos de caminhada e chegará a uma cerca. Passe a cerca e comece a caminhar ao lado de tubos de PVC de cor azul, sempre em frente, até uma segunda porteira, já na beira do bananal. Da trilha do bananal, mais 10min e você chegará na base da falésia, ao lado do Abrigo Jacurutu.Tempo total de caminhada é de 15 a 20min.