Escaladas.com.br

Até o momento, temos 9.146 vias cadastradas em 1691 locais de 419 cidades de 24 estados brasileiros.

Localização

Dados do local Rio de Janeiro > Petrópolis > Morro da Reunião

Ampliar imagem Morro da Reunião
Foto: Alexandre Berner
Ampliar imagem Morro da Reunião
Foto: Alexandre Berner
Morro da Reunião
Cadastrada por: Luciano Bender, em 05-12-2017 às 10:27
Altitude: 1520 metros
Descrição: Esta montanha tem duas faces de rocha que abrigam diversas vias de escalada, sendo que a face nordeste está situada no Vale do Bonfim, enquanto que a face noroeste está situada no vale formado entre o Morro da Reunião e a face leste do Alcobaça, com visual para muitas plantações de hortaliças. No geral, as vias são tecnicamente bastante fáceis, constituindo-se boa opção para iniciantes, além de possuírem acesso fácil e rápido, devido à proximidade da rua com a base das vias. No entanto, é necessário atravessar áreas de plantio e, por isto, deve-se pedir permissão antes de fazê-lo, bem como tomar-se muito cuidado, por óbvio, para não danificar as plantações (evitar pisoteio, por exemplo). Também, é fundamental atentar-se para que não se estacionem os veículos de modo a impedir ou prejudicar o fluxo de outros automóveis. A montanha oferece, ainda, grande potencial para abertura de novas vias fáceis, predominando a técnica de aderência.

A título de curiosidade, segundo André Ilha, o nome "Morro da Reunião" foi dado em homenagem a um churrasco realizado onde funcionava a Pousada Cabanas Açu, no Bonfim, para celebrar a pacificação de duas correntes antagônicas que então existiam no CEP (Centro Excursionista Petropolitano) e um clube local, que já não existe mais.
Como chegar à base: Do início da Estrada do Bonfim, anda-se por 2,9 km até uma bifurcação. Para a esquerda segue a Estrada do Mata-Porcos (caminho para as escaladas da Pedra do Cone). Deve-se tomar o caminho da direita - uma pequena descida onde, dentro de uma curva, há uma ponte e, logo após, a Escola Municipal Odette Young Monteiro, à esquerda. Há placas indicando o caminho para a Pousada Paraíso Açu, que é o mesmo para a Pedra Comprida. A partir daí, 800 m adiante ficava o antigo ponto final do ônibus que faz a linha "Bonfim". Em frente a este ponto, há um bloco grande onde está localizada a via Âmago do Ser, uma das fendas de escalada esportiva mais difíceis de toda a cidade - cujo acesso e escalada hoje, infelizmente, estão impedidos por conta da construção de um barraco em sua base. Continuar pela estrada principal, seguindo por mais 1,6 km até o Bar do Tchê, onde está localizado o Poço do Pinheiral. Continuar pela principal, cruzar a ponte e, na bifurcação seguinte, 300 m adiante, tomar a estrada da esquerda, seguindo as placas para a pousada. Mais 300 metros à frente, há outra bifurcação. À direita é a estrada que dá acesso à antiga capela da Fazenda Sampaio. Outra vez, continuar pela estrada da esquerda. Para atingir a base do Paredão Ana Cristina, basta percorrer um trecho curto de mata, imediatamente à frente da linha da via. Para acessar a base do Paredão Alcides Costa e demais vias próximas, após passar pela bifurcação da capela, virar na primeira à direita, seguindo a estradinha até encontrar o ponto mais próximo ao traçado da via. É importante se ter cuidado com abelhas e marimbondos pela trilha.
Coordenadas: -22.468841426342173,-43.09636116027832
Encontrou algo errado? Clique aqui