Até o momento, temos 8.687 vias cadastradas em 1608 locais de 402 cidades de 24 estados brasileiros.

Dados do local Rio de Janeiro > Petrópolis > Pedra do Minotauro

Ampliar imagem Pedra do Minotauro
Foto: Alexandre Berner
Pedra do Minotauro
Cadastrada por: Paulo Tesch, em 04-12-2017 às 18:57
Descrição: Localizada às margens da BR-040, na Estrada do Contorno, possui acesso fácil e rápido, a poucos metros da rodovia, na outra margem do Rio da Cidade. É uma montanha com rocha de coloração mais clara, com grandes paredes, nas quais predominam as aderências. A inclinação da parede cai progressivamente da esquerda para a direita da montanha.
Como chegar à base: Vindo do Rio no sentido Juiz de Fora, no km 69 da BR-040, avista-se a montanha à esquerda, por trás da antiga fábrica de café solúvel, cujo estacionamento do lado de fora pode ser utilizado. Para acessar as vias, seguir a pé na contramão pelo acostamento da rodovia e descer por uma grande escadaria de escoamento de águas pluviais (a maior e mais larga delas), até chegar à margem do rio. Dali, andar alguns metros para a direita até encontrar o ponto mais fácil de atravessar a correnteza. Após cruzá-lo, suba reto em direção a montanha até encontrar uma trilha que serve de manutenção das linhas de transmissão de energia. Seguir por ela até a altura da via que pretende repetir e entrar no mato à esquerda, em direção a pedra. Pode ser necessário levar um facão para abrir um pouco a trilha.