Até o momento, temos 8.687 vias cadastradas em 1608 locais de 402 cidades de 24 estados brasileiros.

Dados do local Rio de Janeiro > Petrópolis > Pico da Maria Comprida

Ampliar imagem Pico da Maria Comprida
Face nordeste da Maria Comprida. Foto: Alexandre Berner
Pico da Maria Comprida
Cadastrada por: Paulo Tesch, em 04-12-2017 às 17:38
Altitude: 1926 metros
Descrição: Representando uma das mais importantes elevações do Estado do RJ, a Maria Comprida já gerou pânico entre aviadores de décadas passadas. Sua imponência e condições climáticas não favoráveis, uma verdadeira "fábrica de nuvens", faziam crescer, na época, as possibilidades de se chocarem contra ela - fato já acontecido anos atrás por estar na rota de vôo entre o Rio de Janeiro e Juiz de Fora. Em igual proporção, também despertava a ambição de aventureiros, desde o início do século passado.
Em 1932, após muito esforço, finalmente seu inédito cume foi alcançado, através da grande canaleta na face nordeste da montanha. Dois anos mais tarde, foi conquistada uma nova rota - a "Passagem Leander", atual caminho normal para o topo, por uma trilha íngreme em sua face oeste. Nos dias atuais, a Maria Comprida ainda é um grande desafio a quem deseja se aventurar por suas paredes, que conta com potencial para a abertura de novas Big Walls.
Como chegar à base: A partir da BR-040, dirigir-se ao bucólico distrito de Araras, pela estrada Bernardo Coutinho.

Para se fazer a trilha para o cume, deve-se ligar com bastante antecedência para a guarita do Condomínio Rock Sider, através do número (24) 99986-1168, e conversar com algum dos porteiros, para o respectivo agendamento da excursão. Há limite na quantidade de pessoas utilizando simultaneamente a trilha, sendo permitidas apenas 6 pessoas por grupo (incluído o guia), e é obrigatório que o guia seja credenciado a algum clube, bem como que se assine um termos de responsabilidade.

A trilha para o cume está muito bem sinalizada. Entra-se no Condomínio Rock Sider, sobe-se à esquerda até chegar a um descampado, com uma entrada à direita, onde há um portão grande. Não se deve cruzar o portão, mas, descer à direita deste e subir à esquerda, deixando o carro estacionado na parte superior, onde há um viradouro. Após isto, a pé, deve-se retornar e continuar subindo pela estrada. Chegando a uma curva, há uma pequena placa indicando a trilha para a Maria Comprida. A partir daí, a trilha é bem sinalizada.

Caso se deseje escalar a face sul, após chegar à base do paredão, basta ir contornando a parede até chegar à base da via "Domínio das Sombras".

Para atingir a face nordeste, existem dois caminhos: um é seguir pela travessia Araras x Secretário e o outro por Secretário. Pelo primeiro caminho, depois de cerca de 45 minutos de caminhada, existe uma estrada para a esquerda. Deve-se segui-la até o final, passar por uma porteira e continuar pela estrada. Um riacho marca o fim da estrada e o começo de uma trilha à direita. Prossiga por esta até chegar a outro riacho mais caudaloso. A partir daí, é só continuar rio acima e, em menos de uma hora, atinge-se a base da via. Já pelo outro caminho, a partir do centro de Secretário, entrar na estrada da Rocinha e seguir até o final, em direção ao Capim Roxo, e subir um longo trecho a pé pela antigo Caminho do Ouro, até a estrada de acesso ao riacho. Automóveis podem ser deixados no estacionamento do restaurante com cerca de bambu, que conta com uma piscina natural.