Até o momento, temos 8.674 vias cadastradas em 1604 locais de 402 cidades de 24 estados brasileiros.

Dados do local Rio de Janeiro > Petrópolis > Morro da Formiga - Parte Alta

Ampliar imagem Morro da Formiga - Parte Alta
Setor principal do Morro da Formiga, à esquerda. A direita, a "Parte Alta". Foto: Alex Sandro Ribeiro "Chê".
A "Parte Alta", com as duas únicas vias existentes. Foto: Alex Sandro Ribeiro "Chê".
Morro da Formiga - Parte Alta
Cadastrada por: Luciano Bender, em 08-03-2019 às 23:26
Descrição: Este setor do Morro da Formiga fica logo abaixo da torre de telefonia. Na trilha existem carrapatos (principalmente na trilha da crista). Por isso, a melhor época para se fazer as vias é no verão - período em que a incidência de carrapatos é muito baixa. Ainda, recomenda-se escalar bem cedo devido ao calor do sol.

Do cume se tem uma bela visão panorâmica da Cidade e das montanhas ao redor. Existe potencial para aberturas de mais vias no local.
Como chegar à base: Seguindo pela União e Indústria, sentido Centro de Petrópolis, desça à esquerda em frente à Churrascaria Palhoça, para a Estrada do Cascatinha. Após atravessar a ponte, subir à direita e, depois, na primeira à esquerda pela estrada de terra. Passando a curva, existe uma trilha à direita. Siga por ela. Essa trilha segue pela crista do morro e leva ao cume onde fica a antena de telefonia. Também é usada por ciclistas e motociclistas para fazerem "downHill". Quando a parede estiver mais próxima à esquerda, siga em direção à floresta. Deste ponto em diante, não existe trilha definida ainda, sendo recomendável levar facão. Depois de atravessar a floresta, basta ir costeando a parede. Os grampos são visíveis da base.