Escaladas.com.br

Até o momento, temos 9.125 vias cadastradas em 1683 locais de 419 cidades de 24 estados brasileiros.

Localização

Dados do local Ceará > Tejuçuoca > Setor do Catavento

Ampliar imagem Setor do Catavento
Vista completa do Parque, pegando desde a entrada do abrigo até as formações de calcário ao fundo. Foto: Gabriel Andrade. Fonte: Facebook Gabribas Produções
Ampliar imagem Setor do Catavento
Cabeça do Índio. Cartão postal de Tejuçuoca e do Parque. Há uma via mista nessa face. Foto: Iale Renan.
Setor do Catavento
Cadastrada por: Iale Renan, em 28-02-2019 às 11:50
Altitude: 140 metros
Descrição: O Parque Ecológico Furna dos Ossos fica situado na cidade de Tejuçuoca - Ceará, a 150 km da capital, Fortaleza. Existem 2 caminhos principais saindo de Fortaleza, passando por Paramoti ou Pentecoste. A rocha predominante é o calcário, já conta com mais de 130 vias esportivas e os tipo de escaladas encontrados são: esportivas com vias fixas, mistas ou móveis; boulder.

Caso você decida ir com o carro leve e fazer as compras no centro de Tejuçuoca, o centro da cidade conta com o necessário como mercadinhos, posto de saúde, posto de combustível, padaria, farmácia, dentre outros locais, mas tudo é bastante simples. Caso contrário, já compre seus suprimentos em Fortaleza, pois o abrigo fica distante do centro.

Para chegar ao abrigo, busque o Parque de Exposições Joãozão, conhecido por receber o maior evento da cidade, o Tejubode. De lá percorra mais 15 km de estrada de terra batida, piçarra e pedras. Mantenha uma velocidade baixa devido aos buracos e por possuir algumas comunidades próximas à estrada. Cuidado para não perder a entrada à direita, que pode ser identificada por ter uma venda de água e botijões de gás. No mapa está marcada a localização das rochas, que ficam após o abrigo.

O abrigo possui: 12 beliches em 2 quartos, área para camping, banheiros feminino e masculino com chuveiro e cozinha com geladeira e fogão. Também disponibilizam de: água (500ml), refrigerantes, cerveja, café da manhã e jantar, mas depende de agendamento prévio. Lá dificilmente conseguirá comprar suprimentos para levar à rocha, portanto já compre antes de chegar.
Como chegar à base: Do abrigo no Parque Ecológico, você passará pela outra porteira, sem ser a da entrada. Seguindo nesse caminho, você passará por um grande círculo de pedra, lhe dando as boas vindas e passando algumas informações em placas de granito preto. Após isso, você passará por uma tenda de palha e uma porteira. Mantenha a porteira fechada!

A esquerda há uma trilha após a porteira. Suba por ela caso queira ir direto para os setores dos 'tetos' (Tetão e tetinho). Cuidado com as abelhas, existem algumas colméias e uma gigantesca no fim do teto, a uns 60 metros da base, portanto, faça pouco barulho e fique atento. Caso deseje ir para os outros setores, basta seguir em frente após a porteira, que você passará por várias placas pretas de granito identificando os demais setores.

O ideal é que você busque o guia de escalada para se localizar melhor quanto aos setores e vias, pois existem vários subsetores bem próximos um ao outro, que não possuem as placas de granito identificando mas que tem vias.

Setores com via abertas: Tetinho, Tetão, Cabeça do Índio, Veados Campeiros, Lopes, Catavento, Valhalla, Furna do Sino, Vulcabrás, Gruta do Encanto, Gruta do Amor, Arco de Deus, Anfi-teatro.

Para chegar à base do Catavento, siga a trilha após a 2ª porteira e entre no Lopes. Desça na trilha do setor até o final, contornando a pedra para a esquerda. Ali inicia o setor. Para localizar a via, busque na descrição da mesma.
Coordenadas: -4.028489002976359,-39.66256166968083
Encontrou algo errado? Clique aqui