Pedra das Nádegas
Cadastrada por: André Ilha, em 24-03-2024 às 11:54
Descrição: Pequena formação rochosa situada abaixo das Pedras Gêmeas, em geral bem compacta, porém cortada por uma bela fenda larga, muito limpa e sólida.
Como chegar à base: Uma vez em Santíssimo/Senador Vasconcellos, pegue a Avenida de Santa Cruz, dobre na Rua Engoa e siga-a até o final. Estacione o carro nesse ponto e suba pela rua de terra à direita, que logo se tornará uma trilha. Siga-a por cerca de 25 min (a trilha é bem marcada, mas o capim tombado sobre ela pode dificultar a navegação) e, quando vir a Pedra da Cobra acima e à esquerda, procure uma entrada sutil à direita, em uma estrada arruinada que levava às torres de alta tensão adiante. Siga por essa estrada por algumas dezenas de metros e, no ponto mais conveniente, abandone-a para seguir pelo capim, sem caminho definido, até a base da Pedra da Cobra, que está próxima.
Siga pelos restos dessa estrada, que logo faz um forte zigue-zague que leva à segunda torre de energia, que fica bem ao lado da Pedra Enrugada, e continue ela trilha principal. Depois da segunda torre há uma série de grandes boulders; deixe-a para contornar por baixo e pela esquerda, sem caminho definido, o mais baixo desses boulders, e após desescalar um lance você chegará a um abrigo de pedra ao lado de um filete de água. A Pedra das Nádegas fica poucas dezenas de metros acima e à esquerda, facilmente atingível pelo capim.
Coordenadas: -22.894419126504598,-43.51024996343382