Morro da Boa Vista
Altitude: 456 metros
Descrição: É a montanha mais alta da Prainha, cujo cume fica bem em frente ao centro da praia e cujas encostas ainda são, em grande parte, cobertas por florestas primárias ou secundárias, havendo apenas poucos trechos de capim ou bananeiras. As vias de escalada situam-se em um grande contraforte rochoso à esquerda, cujas encostas mergulhavam diretamente no mar antes de serem cortadas à dinamite para que fosse feita a ligação Prainha-Grumari, durante a abertura da Avenida Estado da Guanabara. São escaladas relativamente longas (entre 130 e 230 metros) e inteiramente protegidas por grampos.
A caminhada para o topo deste contraforte - também conhecido como "Pedra (ou Morro) dos Cabritos" - é muito bonita e agradável. Ela começa no final da Prainha, imediatamente à direita da face rochosa onde se situam as escaladas, que acompanha até o colo entre o contraforte e o cume principal; depois, ela vira à esquerda e rapidamente atinge o seu topo, que é bem aberto e de onde se tem uma vista esplendida da região.
Com a maravilhosa Prainha bem abaixo, e Grumari ao lado, este é um bom programa de verão, desde que iniciado bem cedo ou bem tarde, pois a parede é voltada para leste e, por isso, pega um sol abrasador desde cedo,
Como chegar à base: Para as vias de "Joana" a "Bem-me-quer", suba um pequeno lance na extrema direita do trecho dinamitado, cerca de 20 metros após a placa comemorativa da inauguração da Avenida, e siga pelo costão acima, saindo depois à esquerda para a primeira; ou à direita para a segunda. Para a "Paulo de Faria", siga diretamente em frente (você já está nela, na verdade). Para a "Bom Crioulo", pegue a trilha normal para o topo do contraforte e logo vire à esquerda, na primeira - e única - saída. A base da via estará a poucos metros, mas fique atento pois este acesso não é bem definido.
Fonte: ILHA, A. Guia de Escaladas de Guaratiba. 1ª edição. Rio de Janeiro: Ed. do autor, 1999.
Coordenadas: -23.04417989147284,-43.51062297821045