Abelhuda
4º Vsup
Montanha: A Mão do Jequitinhonha
Cadastrada por: André Ilha, em 12-12-2021 às 15:40
Modalidade: tradicional
Tipo de via: principal
Face: norte
Tipo de escalada predominante: agarras
Extensão: 80 metros
Descrição: Escalada que levou ao cume até então virgem do Indicador, passando antes, obrigatoriamente, pelo cume do Polegar, que é composto por quatros grandes blocos empilhados, como se fosse um dedo desossado com as falanges à mostra. A primeira parte, no Polegar, é quase toda em móvel (um grampo apenas, e a segunda, no Indicador propriamente dito, é toda protegida por grampos.
Uma fácil chaminé corta todo o primeiro bloco, e a via então atravessa para a direita por baixo do teto formado pelo segundo bloco para seguir por um fácil lance de agarras até à base do terceiro bloco. Daí ela sai novamente para a direita, por um bonito lance de agarras que termina com o domínio de uma laca entalada entre o segundo e o terceiro blocos, seguido de um espetacular lance de agarras negativo (crux). Aí há um grampo para o caso de o escalador ter que pular fugindo das abelhas de uma colmeia próxima.. Do platô acima, um longo e fácil lance de agarras leva ao topo do Polegar e à parede do Indicador propriamente dito.
Deste ponto, uma espetacular sequência de agarras de dificuldade moderada (IV/IVsup), com proteção em grampos, leva ao topo do Indicador, onde há um grampo para parada/descida. Rapel com duas cordas de 60 m. Tem livro de cume.
Equipamento extra necessário:
- 1 jogo de Camalots do .3 ao 4.
Data da conquista: 07/08/2005