Corte e Costura
5º Vsup
Montanha: Pedra dos Paxés
Cadastrada por: André Ilha, em 14-08-2025 às 17:03
Modalidade: tradicional
Tipo de via: principal
Face: norte
Tipo de escalada predominante: agarras e fissuras
Extensão: 430 metros
Descrição: Grande escalada com proteção mista (friends e grampos), que apresenta grande variedade de técnicas ao longo do seu percurso.
Um curto lance de aderência para a esquerda leva a uma canaleta larga com árvores, que deve ser seguida por alguns metros para depois ser abandonada para a esquerda até uma parada dupla com grampos (P1 - 40 m).
Depois, uma linda fenda de entalamento de dedos e mãos, totalmente em móvel, leva a uma boa árvore, mas é possível seguir por um trecho fácil até outra árvore mais acima (P2 - 60 m).
Dali, um fácil costão com lances longos e proteção em grampos leva a outra parada dupla com grampos (P3 - 60 m).
Mais um curto trecho semelhante e chega-se a outra parada dupla (P4 - 20 m).
Nesse ponto é necessário se descer por uma árvore (ou então rapelar) até uma imensa canaleta com árvores à esquerda (P5 - 10 m).
A longa enfiada seguinte é com proteção mista, porém predominantemente em grampos. Um trecho inicial em agarras e aderência leva ao início de uma linda chaminé meio aberta e limpa, cujo final é uma fácil chaminé larga clássica que leva à parada em uma árvore (P6 - 60 m).
Continue por essa chaminé, que então se alarga e é feita em caminhada até o colo entre um grande ombro à esquerda e a torre principal da montanha à direita (P7 - 60 m).
Os metros iniciais da enfiada seguinte são completamente lisos e verticais, mas uma árvore permite subi-los até se chegar a um grampo. Então, uma delicada horizontal para a esquerda, em agarras e aderência e com proteção em outros dois grampos, leva a um fácil costão para cima, onde há mais um grampo antes de nova parada dupla (P8 - 60 m).
A continuação desse costão, protegida por um grampo, leva a uma parada em árvore (P9 - 20 m) seguida de uma curta caminhada até a base da "headwall" final.
Finalmente, uma espetacular sequência de chaminé e, sobretudo de agarras, com proteção em grampos, leva à parada dupla final (P10 - 40 m).
A partir desse ponto, outra curta caminhada leva ao topo da montanha, onde há um livro de cume para registro dos visitantes.
Descida com duas cordas de 60 m.
Equipamento extra necessário:
- 1 jogo de Camalots do .4 ao 4.
Data da conquista: 01/08/2025