Escaladas.com.br

Até o momento, temos 6.684 vias cadastradas em 1345 locais de 355 cidades de 24 estados brasileiros.

Dados da Via Rio de Janeiro > Petrópolis > Pico do Alcobaça > Paredão Pintando o 7

Paredão Pintando o 7 Imprimir informações da via
D4 5º VI (A1/VIIa) E3
Cadastrada por: Luciano Bender, em 27-12-2019 às 20:23
Modalidade: tradicional
Tipo de via: principal
Face: oeste
Tipo de escalada predominante: agarras e aderência
Extensão: 500 metros
Data da conquista: 16/04/2016
Descrição: O "Paredão Pintando o 7" é uma via que conta com todos os aspectos de uma escalada clássica e tradicional. Alterna lances de agarras, fendas diedros e aderência, variando do III ao VIIa. Todavia, o crux de VIIa pode ser transposto em artificial A1, sendo obrigatória escalada em livre com grau máximo de VI. A parte inicial da via, antes do diedro, encontra-se com grampeação espaçada, de 25 em 25 metros. No lance de acesso ao diedro a dificuldade aumenta e pode se fazer necessário o uso de equipamento para escalada em artificial. Acima do diedro a graduação diminui. Porém, as proteções são mais presentes, diminuindo o grau de exposição da via. Sob o teto, nos 25 metros horizontais, as proteções móveis são bem fáceis. Retomando a verticalidade da via, as proteções são próximas. É a primeira via de escalada conquistada na imponente face oeste da montanha. A caminhada de acesso não é das mais fáceis, classificada como caminhada pesada, podendo consumir de duas a quatro horas de esforço. Por este motivo, pode ser interessante acampar na base ou sair de casa bem cedo, uma vez que a caminhada de descida a partir do cume da montanha não é complicada.

LOCALIZAÇÃO:

O Acesso à base da via se dá através da Rua Dr. Carlos Tyl, nº 500, na trilha que vai para a montanha Cabeça de Cachorro. A partir daí, segue-se normalmente a trilha da mesma. Seguindo do fim da Trilha da Cabeça de Cachorro, se está de frente para a montanha Mãe D’água. Então, toma-se rumo descendo em direção ao fundo do vale tendendo para a direita, até encontrar com canos de captação d’água. Seguindo ainda em frente, encontra-se o inicio do fundo do vale. Caso possua, calibre o GPS nas seguintes coordenadas:

Latitude: 22°27'55.27"S
Longitude: 43° 7'22.85"O
Fonte: https://www.escaladapetropolis.com/pintando-o-7
Equipamento mínimo necessário:
  • 1 corda de 50m
  • 08 costuras
  • 1 jogo de Friends e Nuts
  • Fitas variadas
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Encontrou algo errado? Clique aqui

Outras vias cadastradas neste local

Face Noroeste do Alcobaça
2º III E2
Acessar