Escaladas.com.br

Até o momento, temos 8.684 vias cadastradas em 1606 locais de 402 cidades de 24 estados brasileiros.

Dados da Via Rio de Janeiro > Niterói > Alto Mourão > Paredão Face Sudoeste do Alto Mourão

Ampliar imagem Paredão Face Sudoeste do Alto Mourão
Traçado da via na cor amarela. Foto: Leandro do Carmo.
Paredão Face Sudoeste do Alto Mourão Imprimir informações da via
4º V D3 E3
Cadastrada por: Tonico Magalhães, em 04-11-2019 às 18:24
Alterada por: Luciano Bender, em 09-08-2021 às 18:27
Modalidade: tradicional
Tipo de via: principal
Face: sudoeste
Tipo de escalada predominante: agarras
Extensão: 500 metros
Descrição: Primeira via da face sudoeste do Alto Mourão. Recentemente teve sua grampeação totalmente substítuída por grampos de titânio - tidos como a melhor solução em nível de durabilidade e confiabilidade, principalmente nas condições salinas (à beira mar) encontradas na costa brasileira, sendo considerada a maior via protegida com esses artefatos do mundo. Suas principais características, além da extensão, são os lances relativamente expostos e relativamente sujos, o que torna a escalada mais “apimentada”.

Obs: as paradas 4, 5 e 6, apesar de serem duplas, permanecem com apenas um grampo de titânio e outro de aço-carbono, em perfeito estado. Há intenção de duplicá-las com titânio no futuro. Há também uma parada tripla, na oitava parada, com dois grampos de titânio e um de aço-carbono. Diferentemente das paradas anteriores, este grampo da P8 pode ser retirado por qualquer escalador que desejar fazê-lo, pois já existe a dupla com TI. Estes quatro grampos são os únicos remanescentes em aço-carbono, e não foram retirados pela logística das investidas de manutenção. A última parada que é utilizada atualmente ainda se encontra em grampos de aço-carbono, por tratarem-se de grampos da via “Oswaldo Pereira”, batidos após a conquista da Face Sudoeste do Alto Mourão.
Fonte: Blog do Bugim
Equipamento mínimo necessário:
  • 10 costuras
Data da conquista: 04/09/1980
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Encontrou algo errado? Clique aqui

Outras vias cadastradas neste local