Escaladas.com.br

Até o momento, temos 9.079 vias cadastradas em 1677 locais de 419 cidades de 24 estados brasileiros.

Localização

Dados do local Rio de Janeiro > Petrópolis > Cabeça de Cachorro

Ampliar imagem Cabeça de Cachorro
Face oeste da Cabeça de Cachorro. Foto: Alexandre Berner
Ampliar imagem Cabeça de Cachorro
Faces norte e noroeste da Cabeça de Cachorro. Foto: Alexandre Berner
Cabeça de Cachorro
Cadastrada por: Luciano Bender, em 01-12-2017 às 09:13
Altitude: 1400 metros
Descrição: Com características bastante peculiares, é sem dúvida um dos melhores locais em Petrópolis para se escalar, principalmente para os adeptos da escalada esportiva. De coloração amarelo-alaranjada e inclinação bastante vertical, o trecho da primeira metade inferior da parede fica protegido pelo grande negativo acima, na segunda metade da parede. Ótimo local para tirar fotos, especialmente na parede principal, com seus tons de cores não habituais para as paredes petropolitanas. O granito é de textura macia, pouco abrasivo, com vias negativas sem igual no Brasil. Passadas criativas e algumas vezes bastante explosivas, em agarras invertidas, buracos e batentes. Quedas seguras no vazio tornam o local especial. Oferece vias desde esportivas até escaladas em artificial - excelentes no treinamento para Big Walls. Fendas e muitas agarras são constantes em praticamente todas as vias desta parede. Na face norte há também algumas rotas em aderência, como o Paredão Reticências, além de duas vias fáceis: os paredões Roda de Fogo e O Outro.
Como chegar à base: partindo do Centro, dirija-se ao bairro do Samambaia, tomando as mesmas indicações para o Morro do Samambaia.

Próximo à antiga Clínica do Caldara, suba a ladeira da Rua Humberto Rovigatti, já no bairro de mesmo nome, até chegar ao portão da Florália. Após chegar à Florália, ponto final do ônibus Humberto Rovigatti, que fica na praça da entrada da Florália, dirija-se a uma pequena queda d'água que fica na beira da rua, 100 m adiante. Seguindo ainda pela R. Humberto Rovigatti, após passar por esta queda d'água, cruzar uma pequena ponte e caminhar por mais uns 100 m até encontrar uma estrada de terra à direita de quem caminha. Deve-se subir pela estrada, abrir a porteira e passar por algumas poucas residências, sem deixar de pedir permissão aos moradores. Recomenda-se fazer contato prévio com o sr. Elias, solicitando-lhe gentilmente que prenda seus cães ( +55 24 98851-4061). Após as casas, é só subir pela estradinha. Depois de andar por cerca de 15 minutos, há uma discreta bifurcação, na qual se deve tomar o caminho da direita. Daí é só subir em direção à base da Pedra.
Coordenadas: -22.466028191500442,-43.126723766326904
Encontrou algo errado? Clique aqui