Rio de Janeiro > Maricá > Pedra de Itaocaia > Via Moinho de Sonhos

Modalidade: tradicional
Tipo de via: principal
Face: sudeste
Tipo de escalada predominante: agarras
Extensão: 350 metros
Descrição: A Paredão Moinho de Sonhos é uma das vias mais bonitas e exigentes da montanha. Começa com um rampão positivo por alguns metros até chegar à parede vertical. Neste trecho há bonitos lances com batentes, agarras grandes, lacas e alguns metros com diversos cristais de quartzo usados como regletes. Este último trecho está graduado em VIIa. Faz uma horizontal de cerca de 6m e sobe mais um lance exigente com pockets e regletes antes da parada. A segunda enfiada começa com outro lance entre VIsup e VIIa para a direita com uma agarra muito boa para a mão esquerda, mas pés muito pequenos, tendo que se esticar e fazer uma transição bem técnica para alcançar um veio de cristas no lado direito. Depois deve seguir na horizontal usando o veio de cristais como pés até a segunda parada. A terceira enfiada é a mais exigente da via, sendo graduada em VIIb. É um trecho longo e vertical em agarras pequenas, necessitando de uma boa leitura. A próxima enfiada começa tendo que vencer um teto com boas agarras pelo lado esquerdo e depois seguindo por mais trechos ainda exigentes em regletes pequenos, porém em uma parede menos vertical, diminuindo um pouco a dificuldade. A via segue desta forma até a P5, que fica em um platô bem confortável. Na enfiada seguinte ainda há um lance de aderência mais técnico, porém na maior parte com lances fáceis. Da sexta parada é visto bem de frente a grande contenção construída nos anos 2000. A via contorna a tela que fica abaixo e a esquerda da grande grade de contenção e segue por um costão até perto da altura de cabos de aço que segura a grade principal da contenção. Deste ponto segue na direção dos cabos de aço, passando por cima deles, e contornando a vegetação pelo lado direito e voltando um pouco para a esquerda até subir em um bloco onde há a última proteção da via. A partir deste ponto sobe pela vegetação em um trepa-mato que vai até o cume. Logo depois de entrar na vegetação o melhor é desequipar e seguir esse final já de tênis.
Fonte: https://pitbullaventura.blogspot.com/2023/10/escalada-em-marica-pedra-de-itaocaia.html
Equipamento extra necessário:
  • 1 corda de 60 m
  • 12 costuras (3 longas)
Data da conquista: 2022
Informações disponíveis no site Escaladas.com.br, disponível em: <http://www.escaladas.com.br>