Rio de Janeiro > Maricá > Pedra de Itaocaia > Via Batismo de Sangue

Modalidade: tradicional
Tipo de via: principal
Face: sudeste
Tipo de escalada predominante: agarras
Extensão: 385 metros
Descrição: Via mais exigente psicologicamente para guiar nesta face da montanha. As proteções são mais espaçadas e tem um misto de proteções fixas e móveis. Passa por um sistema de fendas rasas no começo até chegar ao crux, na segunda enfiada. Este lance está graduado em VIIa, porém pode ser feito em artificial. De todo modo, é bom estar escalando bem VI nestas técnicas para guiar a via. Depois do crux segue por duas chaminés bem curtas. A primeira é mais difícil e parece um meio termo entre uma chaminé e um diedro cego, pois é aberta para fora em “V”. A segunda é mais fácil e pode ser contornada por fora. A via passa por alguns buracos e fendas grandes e depois segue por lances mais exigentes de agarras pequenas e aderência por uma enfiada e meia até um grande buraco onde é uma das paradas. A via segue ficando progressivamente mais fácil. A saída para o cume mais fácil é saindo para a direita em uma das enfiadas contornando uma área com bastante vegetação por cima até encontrar a parada da Paredão Moinho de Sonhos que fica na altura dos cabos de aço da parte principal da contenção. Outra saída é continuar seguindo subindo e caindo para esquerda no costão de pedra, buscando encontrar as paradas a cada 60m e algumas proteções fixas intermediárias até chegar à vegetação. Depois ainda há uma enfiada com um misto de trepa mato e rocha até chegar um uma parte mais positiva com vegetação cobrindo toda a pedra. A partir deste ponto é possível desequipar e seguir para o cume, buscando encontrar a trilha da saída da Paredão Itaocaia ou seguir na direção do cume improvisando.
Fonte: https://pitbullaventura.blogspot.com/2023/10/escalada-em-marica-pedra-de-itaocaia.html
Data da conquista: 2022
Informações disponíveis no site Escaladas.com.br, disponível em: <http://www.escaladas.com.br>