Rio Grande do Norte > Sítio Novo > Pedra de São Pedro > Via Chaminé 500 ml

Modalidade: tradicional
Tipo de via: principal
Face: sul
Tipo de escalada predominante: agarras e aderência
Extensão: 150 metros
Descrição: Escaladão de aventura! Apesar do nome, o trecho de "chaminé" mesmo está concentrado apenas na segunda enfiada. No restante, ela tem de tudo um pouco: diedro, fendas de mão/punho/offwidth, agarras e agarrência. 1ª enfiada: enfiada mais dura, inicia com um trepa-bloco fácil para acessar o diedro fendado à esquerda bem vertical, onde começa a brincadeira de verdade. Entalamento de mão e pé obrigatório (luvinha de fenda é muito bem-vinda), com uma ou outra negociada nas agarrinhas da parede mais à direita. P1 móvel (Camalots #4 e #5) em um "platô" meio estreito, semi claustrofóbico, na base do trecho de chaminé. Obs.: é possível fazer a via com apenas um Camalot #4, deixando a P1 com apenas um #4 e um #5 (se achar conveniente fazer um backup para as peças, basta continuar escalando até a primeira chapa da chaminé e voltar para a parada). 2ª enfiada: chaminé estreita no início, que vai abrindo e aliviando à medida que se sobe. Início protegido com chapeletas e, depois, laçando-se dois blocos entalados para, finalmente, utilizarem-se umas peças pequenas para fazer a virada até o confortável platô da P2 (parada mista, com uma chapa e backup com Camalot médio). 3ª enfiada: inicia em uma fenda de mão que vai alargando para punho até virar um offwidth. Vai levando o Camalot #5 até onde dá, para depois sair em agarras protegido por 2 chapeletas até a P3 (parada dupla). Até a P3 se escala bem protegido do sol, praticamente "dentro de um buraco". 4ª enfiada: daí para cima a parede perde inclinação e a escalada fica mais de boa. A proteção segue alternando entre chapeletas e móvel até chegar à P4 (parada dupla). 5ª enfiada: rampão tranquilo em diagonal para esquerda até chegar a uns blocos no cume. Daí é só se prender de alguma forma e chamar o parceiro. Descida: chegando ao cume, basta seguir a trilha que desce a crista da montanha pela esquerda. Rapel: possível com uma corda (melhor 70 m). No entanto, há necessidade de abandono de material em chapeletas.
Equipamento extra necessário:
  • Camalots #0.3 ao #5 (repetidos #0.75 ao #3)
  • Opcional: #4 repetido para a P1
Data da conquista: 01/2014
Informações disponíveis no site Escaladas.com.br, disponível em: <http://www.escaladas.com.br>