Minas Gerais > Timóteo > Pico do Ana Moura (Vale do Aço) > Portas da Percepção

Portas da Percepção
5º Vsup D2 E3
Montanha: Pico do Ana Moura (Vale do Aço)
Cadastrada por: João Paulo Santana, em 07-07-2023 às 15:43
Modalidade: tradicional
Tipo de via: principal
Face: norte
Tipo de escalada predominante: aderência
Extensão: 540 metros
Descrição: A via segue uma linha natural em aderência, com algumas agarras meio duvidosas em alguns trechos. A base é de fácil localização, pois a via é uma linha reta que começa em um diedro que geralmente está com mato e passa a direita de um teto que está cerca de 100m de altura, nos fundos da casa do Sr Carlinhos, por onde acessamos a trilha ate a base passando por uma grota seca a direita da cerca, esse caminho leva direto ate a base, cerca de 15 minutos de caminhada. Essa trilha tbm leva a base da via Domingo no Parque dos Dinossauros que está 50m á direita. Via protegida com chapeletas, todas as paradas sao duplicadas. 1ª enfiada começa em um diedro e segue em diagonal para direita. 6 chapas e 50m. 2ª enfiada faz uma diagonal para direita no final e a parada está logo acima de uma laca solta. 7 chapas e 50m. 3ª enfiada passa a esquerda do diedro em direção a um vertical de laquinhas soltas. 5 chapas e 50m. 4ª enfiada logo apos subir no platô vai ter um zig-zag, use costuras longas. 6 chapas e 55 metros 5ª enfiada lance exposto no começo e depois pega uma diagonal para esquerda em um veio de cristais. 4 chapas e 55 metros 6ª enfiada apos virar o platô siga subindo para esquerda a parada está num platô no mato. 3 chapas e 55 metros 7ª enfiada utilizar as 4 primeiras costuras longas e apos a primeira seguir em diagonal para esquerda passando fora do mato para diminuir o arrasto. 6 chapas, 55 metros 8ª enfiada após a 3ª chapa passe pelas canelas de ema a direita pode usá-las como proteção a parada está logo acima. 4 chapas, 60 metros. 9ª enfiada cautela ao passar por cima da grande laca, siga reto para cima e apos o mato está a parada. 4 chapas, 60 metros. 10ª enfiada siga em diagonal para direita e depois reto para cima ate o cume. 3 chapas e 50 metros. É possível sair por cima, basta atravessar o mato por cima da última parada e pegar a trilha subindo para direita ate a torre, onde começa a estrada de carro. Os rapeis não são complexos, pois a via é quase em linha reta.
Equipamento extra necessário:
  • 7 costuras (4 longas), 2 cordas de 60m
Data da conquista: 05/07/2023
Informações disponíveis no site Escaladas.com.br, disponível em: <http://www.escaladas.com.br>