Rio de Janeiro > Itatiaia > Agulhas Negras > Chaminé dos Estudantes

Modalidade: tradicional
Tipo de via: principal
Face: oeste
Tipo de escalada predominante: chaminé
Extensão: 500 metros
Descrição: A clássica Chaminé dos Estudantes, conquista da década de 60. Escalada típica das Agulhas Negras com predominância de técnicas de chaminés, larga, estreita e média. Outra característica, tem um certo grau de exposição em alguns trechos. A escalada inicia-se em conjunto com a Via Bira, tendo como ponto comum, o grande corte em diagonal amarelo-laranja visto da trilha desde a base da montanha. É uma sequência de trepa-pedras com alguns lances em aderências. Após esse trecho, chega-se em uma matinha, onde a direita inicia-se a sequência das chaminés da via e onde ao final delas está a pedra furada ou pedra do pedrador. Siga nesse corredor e ao final dele, virar para esquerda e tomar a trilha que acessa o Cume Sul, onde fica o livro de registro. De lá é possível visualizar os cumes do Itatiaiaçu e Agulhas Negras. Atravessar o labirinto de pedras, com lances expostos e chegar na pedra do Dinossauro e então poder acessar os cumes. A Chaminé dos Estudantes tem 500 metros de extensão, sendo dividida em 3 partes: A primeira parte é em conjunto com a via Bira (aprox. 150 mts). A segunda parte é a sequência de chaminés e corredor (aprox. 200 mts). A terceira parte é do Cume Sul até os Cumes do Cruzeiro e Açu, setor Labirinto (aprox. 150 mts). É uma escalada tradicional padrão Itatiaia.
Equipamento extra necessário:
  • corda 60 metros
  • costuras
  • fitas longas
  • capacete
Data da conquista: 21/09/1961
Informações disponíveis no site Escaladas.com.br, disponível em: <http://www.escaladas.com.br>