Rio de Janeiro > Rio de Janeiro > Corcovado > Diretíssima Sul (Via dos Austríacos)

Diretíssima Sul (Via dos Austríacos)
A1 D4
Montanha: Corcovado
Cadastrada por: Marcel Leoni, em 16-05-2019 às 18:43
Modalidade: artificial
Tipo de via: principal
Face: sul
Tipo de escalada predominante: artificial
Extensão: 300 metros
Descrição: A Diretíssima Sul fica localizada na imponente face sul do Corcovado e foi conquistada em artificial fixo por uma equipe de austríacos em 1974. Para acessar a base é preciso pegar a trilha do Parque Lage, ou entrar pela trilha da Rua Viúva Lacerda no bairro do Humaitá, que segue margeando a rocha e passa pelas bases das vias do contraforte até a face sul. A via possui oito enfiadas de corda, todas no estilo de artificial fixo e conta com paradas duplas de grampos de meia polegada e chapeletas dupla i 316 .Escalando rápido pode ser feita em apenas um dia, ou em dois dias com pernoite no platô da quinta enfiada. cam #1 para fazer o primeiro lance da via, já que a primeira proteção fixa está relativamente alta. Ela termina em um grande platô de mato, onde pode ser feita uma parada em árvore. Na sequência é preciso subir por uma calha a esquerda, passando por trechos sujos de rocha e mato até um segundo platô, onde tem uma parada dupla. Seguindo para a direita desse segundo platô, sempre margeando a parede, é possível identificar uma nova parede com três grampos muito próximos. No entanto, seguindo um pouco mais para a direta e fazendo um pequeno rapel utilizando uma árvore é possível sair na última enfiada de K2. Para acessar o cume basta fazer a última enfiada da K2 e depois seguir pela trilha até o Cristo Redentor. Para voltar basta descer a estrada de acesso ao Cristo na direção das Paineiras.
Fonte: www.escaladasclassicas.com
Equipamento extra necessário:
  • Nuts de cabo, cliffs Talon, Camalot #1
Data da conquista: 05/05/1974
Informações disponíveis no site Escaladas.com.br, disponível em: <http://www.escaladas.com.br>